quinta-feira, 24 de agosto de 2017

... O desespero de ficar só ...


                Desde que o facebook é o meio de interação humana mais usado nos dias modernos, que vejo postagens como: “Perdi todos os contatos, quem tiver meu número chama lá”, ou então, “Perdi meus contatos, chama lá .... “ e coloca o número no post. É bem corriqueiro e eu sempre me perguntei: Qual a necessidade disso?
                Teorias da conspiração dizem que sempre é “indireta” pra alguém em especial. Olha, de verdade, não sei não. Não sei se todas as pessoas são maliciosas, inteligentes e afins para pensar maliciosamente, num post desse. Mas faço uma reflexão sobre esse tipo de atitude.
                Existe um desespero em se sentir só, em estar sozinho, desconectado, off-line. E isso não tem nada a ver com o pagamento ou não da fatura da operadora de internet. Isso tem a ver com solidão. Fui ao dicionário e descobri que solidão é sinônimo de afastamento, encolhimento, isolamento, retiro, retraimento. Observe ... Afastamento, ou seja, segregação, marginalização. Estar a margem, não fazer parte. Pesado? Também achei. Mas representa muito a forma como conduzimos nossa vida e escolhas como seres humanos. O quanto nos importamos com a opinião alheia, o quanto queremos fazer parte de determinado grupo e o quanto deixamos de ser nós mesmos para isso; para agradar, para parecer legal. Gosto da máxima que diz: “Quem quer falar com você, achará uma forma de faze-lo”. E essa é a verdade. É assim que funciona.
                Toda vez que a gente força a forma como as pessoas chegam até nós, nos expomos, nos desacreditamos, nos desvalorizamos. #quemnunca? Quem nunca perdeu a dignidade mandando aquele “oi” no whats pra pessoa que você sabia que só lhe trataria mal? Se a gente precisa passar pra aprender? Não sei? Mas a maioria de nós precisou. Você é o responsável pela sua vida, pelos seus atos, escolhas e caminhos. Não é outro quem deve determinar que roupa você veste, onde você anda, se bebe, se fuma, se vai a igreja ou não. Quem decide isso é você, por que será você quem colherá os frutos bons e os frutos ruins.
                Pense e reflita antes entregar-se ao outro, mostrar vulnerabilidade, abrir sua casa, seu lar e sua alma. Seu número de telefone, assim como seu celular são coisas simples, bens materiais, mas a forma como se relaciona com eles, diz muito sobre você.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário